Sobre Nós

Nossa História

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É do encontro que nasce o movimento de Fé e Alegria... Do encontro entre o jesuíta Padre José María Vélaz, acompanhado de estudantes da Universidade Católica Andrés Bello, com moradores de um bairro sem escolas, em Caracas, na Venezuela. Desse encontro seguiu-se o de Padre Vélaz e Abraham Reyes, pedreiro que morava com esposa e oito filhos no mesmo bairro de Cátia e ofereceu sua própria casa para ser a primeira escola local. Aí, em 5 de março de 1955, “100 crianças sentadas no chão e 70 meninas no andar superior, sem carteiras nem quadro-negro”, encontraram-se pela primeira vez com sua vida de educação escolar.

Esse evento-origem tornou-se um marco da identidade de Fé e Alegria. Desde então, a integração dos saberes formais e não-formais passou a ter importância fundamental no movimento. Era o caminho para dar oportunidades aos mais pobres e garantir seus direitos, de explicitar e alimentar a prática educativa como ferramenta de transformação social na perspectiva da defesa dos direitos conquistados e da criação de novos direitos.

A resposta à proposta de Educação Popular Integral foi rápida. Em menos de 10 anos o movimento chegou a 10.000 crianças e jovens na Venezuela e, em 1964, tornou-se compromisso da Companhia de Jesus. Sendo levada, a partir de então, a outros países da América Latina, tendo similar resposta à Venezuela.

Compromisso esse acolhido pela Companhia de Jesus no Brasil em 1981, iniciando a atuação nacional do movimento com a Educação Infantil, em uma pequena creche em Mauá, região metropolitana de São Paulo.

No decorrer desses 35 anos, Fé e Alegria Brasil ampliou seus horizontes geográficos e educacionais. Atualmente, mais de 13 mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, em 20 cidades de 14 estados, são beneficiadas pelas ações de Educação e Promoção Social da Fundação.

No mundo, são 1,5 milhões de pessoas, em 21 países da América Latina, Europa e África, em cerca de 4.000 centros educativos e sociais, em 3.000 pontos geográficos.

Nossos Valores

Missão

Fé e Alegria é um Movimento Internacional de Educação Popular e Promoção Social que impulsiona a partir das comunidades nas quais trabalha, com elas e para elas, processos educativos integrais, inclusivos e de qualidade, comprometendo-se com a transformação das pessoas para construir sistemas sociais justos e democráticos.

Visão

Fé e Alegria é uma referência da Educação Popular integral, inclusiva e de qualidade, que trabalha nas fronteiras de maior exclusão social, incide em politicas nacionais e internacionais, é sustentável e desenvolve, com as comunidades, propostas que contribuem para a construção de sociedades equitativas, solidárias, participativas, livres de violência e que respeitam a diversidade.

Decálogo

1. Nosso projeto nasce da Fé: Nosso projeto nasce das experiências de Fé em Jesus de Nazaré e de seu convite para construir o Reino de Deus e sua justiça, especialmente nas realidades de pobreza e exclusão, respeitando e dialogando com outras expressões religiosas e culturais. Essas experiências de Fé nos levam também a acreditar na capacidade de todas as pessoas, sem qualquer discriminação, de transformar a realidade e construir um mundo melhor.
Conheça nosso Decálogo completo aqui.

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Educação

Em Fé e Alegria, a educação está embasada na Educação Popular e na Pedagogia Inaciana. Nossa prática educativa, formal e não-formal, dentro e fora das salas de aula, em ações permanentes ou pontuais, se estrutura em quatro pilares: o ético, o epistemológico, o pedagógico e o político.

O pilar ético, que está no âmbito dos valores, do que é justo e desejável, se concentra na dignidade das pessoas empobrecidas, dos excluídos; no desenvolvimento da sua felicidade, de seu "viver bem", e de sua capacidade de criar um mundo cada vez mais humano.

O pilar epistemológico define, por sua vez, o âmbito da produção do conhecimento e de seu sentido para uma práxis transformadora e libertadora. Explicita o contexto social em que estão inseridos os pobres, como ponto de partida e de chegada, de tal modo que a produção coletiva do conhecimento seja sempre mediada por uma comunidade educativa em que todos são, ao mesmo tempo, educandos e educadores.

O pilar pedagógico está centrado no método dialogal e participativo e explicita seu conteúdo democrático, participativo e transformador. A pedagogia do diálogo e da participação é também a da autonomia, da indignação, da esperança, da libertação, como propunha Paulo Freire ao pensar a Educação Popular.

Já o pilar político explicita o âmbito da ação na esfera pública e das relações de poder, como consequência de uma pedagogia libertadora e transformadora. Torna-se, pois, uma pedagogia para a ação, em que a prática educativa propõe a modificação do mundo em que as classes populares existem, se inserem e são capazes de transformar.

Nossos Prêmios

Advocacy

Do compromisso com as populações empobrecidas e excluídas na busca pela justiça, pela defesa dos direitos humanos e pela transformação social é que se conduz o trabalho de Ação Pública e Advocay de Fé e Alegria.

Com o foco no acesso à Educação Pública gratuita e de qualidade como um direito de todos e todas e a dignificação da vocação do educador e da educadora, refletimos sobre as causas que originam as situações de injustiça, comunica-nos com a sociedade e a sensibilizamos dos temas na incidência em instâncias nacionais e internacionais.

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Nossos Programas e Projetos

Educação Infantil Integral

Educação Formal

Qualificação Profissional

Atividades Socioassistenciais

Formação de Educadores

PJO

Acolhimento Institucional – Abrigos Infantis

Atendimento de Crianças em Situação de Rua

Conselho e Direção

Conselho Curador

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    Pe. João Cláudio Rhoden, SJ
    Presidente do Conselho

  • imgFábio do Prado

    Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, é Reitor da Fundação de Educação Inaciana – FEI, Vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras – CRUB, Especialista do Conselho Estadual de Educação para avaliação de Cursos de Física e membro do Banco de Avaliadores Institucionais do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação.

  • img Pe. José Paulino Martins, SJ

  • img Silvio Calazans de Toledo Piza

    Mestre em Ciência Contábeis, com ênfase em Contabilidade para Terceiro Setor, e Mestre Profissional em Administração de Empresas pela Cornell University, USA. É Consultor de Contabilidade pela Consultcon, e atua voluntariamente como Tesoureiro da Associação de Antigos Alunos de Colégios Jesuítas do Brasil, e Membro do Conselho Fiscal da Lareira – Instituição a Serviço da Família e Membro do Conselho Fiscal da Colméia – Instituição a Serviço da Juventude.

  • img Sônia Maria Vasconcellos de Magalhães

    Doutora em Educação pelo Boston College, USA, e Pós-graduada em Gestão de Unidades de Ensino pela UNA-BH. É Diretora Geral do Colégio São Luís, Consultora de redes educacionais católicas de Ensino Fundamental e Médio. Pesquisa principalmente as áreas de gestão educativa e formação de educadores e coordena programas de auto-avaliação institucional e de capacitação de liderança baseados na metodologia da “aprendizagem-na-ação”.

  • img Pe. Pedro Rubens Ferreira de Oliveira, SJ

    Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Mestre Profissional em Gestão de Negócios, pela FGV. Foi vencedor do Grande Prêmio Ayrton Sena de Jornalismo em 2000. É Reitor da Universidade Católica do Pernambuco – UNICAP.

Direção

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    Pe. Pedro Pereira da Silva, SJ
    Diretor Presidente

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    Pe. Carlos James, SJ
    Vice Presidente de Ação Pública

    Mestre em Antropologia Social pela UNICAMP, pós-graduado em Teoria e Práxis do Meio Ambiente, pelo ISER – Instituto de Estudos da Religião, e licenciado em Filosofia, pela PUC-Rio, e em Teologia, pela PUC-Rio e pela FAJE. É Padre Jesuíta, Assessor do Curso de Educadores Populares, do Centro Cultural de Brasília e Vice-Presidente de Ação Pública de Fé e Alegria Brasil.

Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo.
Apoie essa transformação!

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